9/29/2016

Violência contra a Mulher



Olá pessoal!

Hoje vamos falar sobre um assunto mais do que sério.

Acho que vocês estão cansados de ouvirem nos jornais sobre a Violência contra a Mulher.

A Violência contra a Mulher envolve atos de violência em relações entre homens e mulheres, muitas vezes discriminação, ou preconceito. Esse ato pode assumir diversas formas, não só agressão, como também assédio sexual. Dentre as diferentes formas de violência, também existe a violência familiar, a violência domestica, ou a violência no trabalho, que acontece através de agressões psicológicas, físicas e sociais. Além disso, existe também a violência intrafamiliar contra mulheres e meninas, e inclui o maltrato físico, abuso sexual, psicológico e econômico. 

Mas Gaby, tem alguma lei contra esse tipo de violência?

Sim, existe a Lei Maria da Penha, que ajuda a essas mulheres que são/foram violentadas.

E por que esse nome?

No ano de 1983, uma farmacêutica brasileira sofreu diversas agressões de seu próprio marido, um professor universitário colombiano, cujo nome é Marco Antonio Heredia Viveros. E então, ele tentou matar sua esposa com um tiro de espingarda. Após o ocorrido, ele tentou matá-la eletrocutada durante um banho. Houve um julgamento em 1991, mas a defesa alegou irregularidades no procedimento do júri. O caso foi julgado novamente em 1996, com uma nova condenação. Mas a defesa novamente alegou irregularidades e o processo continuou em aberto por mais alguns anos. OBS: Heredia continuou em liberdade. 

Maria da Penha lançou um livro no ano de 1994, onde relatou as agressões que ela e seus filhos sofriam do marido. Alguns anos depois ela conseguiu contato com duas organizações - Centro pela Justiça, e o Direito Internacional (CEJIL) e o Comitê Latino Americano, e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher (CLADEM)  

No ano de 2001, o Estado brasileiro foi condenado pela comissão por negligencia, omissão e tolerância em relação á violência domestica contra as mulheres. E finalmente no ano de 2002 foi feita a finalização do processo penal. Também houve uma realização de investigações sobre as irregularidades e atraso do processo. Assim, o governo brasileiro viu-se obrigado a criar um dispositivo que trouxesse maior eficácia na prevenção e punição da violência domestica. No Brasil a lei Maria da Penha foi aprovada em 2006, e já foi considerada pela ONU como a terceira melhor lei contra a violência domestica no mundo.

Uma em cada cinco mulheres considera já ter sofrido alguma vez “alguns tipos de violência por parte de homens conhecidos ou desconhecidos”.

Cheguei ao fim desse texto, mas ainda vou deixar minha mensagem. 

Sei que para quem sofre/sofreu violência domestica é difícil, mas Papai do céu vai ajudar e confortar cada uma de vocês. 

E quem estiver passando por tal situação, ou que conhece alguém que esteja passando por isso, disque 180. Se estiver com medo, faça uma denuncia anônima. Você é mais que isso, e é capaz de passar por esse momento de cabeça erguida.

Segue abaixo um poema de Rayme Soares.

Mulher lua
A outra face, a face nua
Mulher terra
O que é mistério, o que se espera
Mulher natureza
O que é firme, o que é beleza
Mulher força
A gravidade, a correnteza
Mulher água
O nascimento, a incerteza
Mulher vida
Por toda parte, a tua semente.
Mulher gente.


Post por: Maria Gabriele. 

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações

Tecnologia do Blogger.

Formulário

Nome

E-mail *

Mensagem *